Se você sonha com a aposentadoria mas não sabe qual o momento ideal para dar entrada no pedido. Ou ainda possui dúvidas sobre valores e as contribuições que tem feito ao INSS, considere fazer um planejamento previdenciário.

O planejamento previdenciário é um levantamento de todo o histórico do trabalhador. Diversos aspectos são levados em conta como, a idade, tempo de serviço, tempo e valores de contribuição, tipo de atividade exercida e além disso, as características dos regimes de previdência.

Esse mapeamento torna possível uma análise profunda de toda a situação para buscarmos o benefício mais vantajoso para cada caso. Entender todo o contexto permite um direcionamento adequado, além de organizar a vida contributiva e prevenir o segurado dos prejuízos.

Alguns erros impactam negativamente os cálculos da aposentadoria, como por exemplo: o uso de códigos errados nos registros, contribuições abaixo do valor obrigatório que não são consideradas nos cálculos da aposentadoria, recolhimentos desnecessários que acabam se perdendo, ou até mesmo alguns períodos de contribuição normal que não foram registrados formalmente.

Planejamento PrevidenciárioEssas situações impactam diretamente a reserva previdenciária e podem reduzir o valor a ser recebido por toda uma vida. Quanto antes forem identificadas as inconsistências, maiores são as chances de conseguir uma aposentadoria mais justa e um futuro mais tranquilo.

Para quem é mais jovem o planejamento previdenciário pode dar suporte a decisões futuras, que dizem a respeito da organização financeira até o planejamento profissional. Além disso se torna uma medida preventiva que evitará erros e preocupações.

Cumprir cada um dos requisitos exigidos pela lei, leva tempo e não é uma tarefa tão simples assim. Por isso, quanto antes esse processo for iniciado de forma organizada, mais tranquila será a chegada ao objetivo.

O planejamento previdenciário, simplifica a forma de coleta das informações e projeta de forma assertiva o futuro do contribuinte. Isso significa que se o cenário não for favorável, um redirecionamento poderá ser feito a tempo, para garantir uma aposentadoria mais interessante.

As técnicas e os processos criados dentro de um planejamento previdenciário facilitam muito o planejamento estratégico de quem precisa ou quer alcançar um novo alvo, além disso, pode agilizar o encaminhamento do benefício.

Conheça as principais dúvidas sobre o planejamento previdenciário

Para que serve o planejamento previdenciário?

O planejamento previdenciário vai auxiliar o segurado a conhecer melhor as diversas modalidades de aposentadoria que são ofertadas no Brasil. Levantando todo o histórico de trabalho para direcionar o regime que melhor se aplica a cada caso e identificando o melhor caminho para chegar em uma aposentadoria mais confortável e vantajosa.

Quando devo começar o meu planejamento?

Quanto antes melhor, mesmo que ainda falte algum tempo para você se aposentar. É interessante que a partir dos 35 anos os documentos comecem a ser organizados e que se crie uma rotina de arquivamento do que será usado futuramente.

O planejamento pode evitar a aposentadoria antes do tempo ideal?

Sim. Solicitar a aposentadoria antes de completar o tempo certo pode gerar perdas financeiras, visto que o pedido poderá ser negado ao final do processo. O planejamento previdenciário indicará o momento certo para a requisição.

Perdi o tempo ideal para requerer a aposentadoria, o planejamento pode me ajudar?

Com certeza. As regras são bem específicas quanto a isso, trabalhar mais que o tempo exigido não vai trazer ganhos, pelo ao contrário, começam a existir perdas financeiras. Um planejamento adequado aponta quando é o momento ideal de parar.

Como posso fazer um planejamento previdenciário?

Na previdência social existem muitas regras e detalhes que exigem uma interpretação correta. Com as constantes reformas, surgiram particularidades que podem ser usadas de forma favorável ao contribuinte e situações contrárias também. Portanto, um planejamento previdenciário mais seguro e eficiente deverá ser realizado por um advogado especialista em direito previdenciário. Esse é o profissional habilitado para levantar os dados necessários e apresentar o melhor caminho na concessão dos benefícios.

O planejamento previdenciário é tão eficiente que pode-se dizer que deveria fazer parte do plano de aposentadoria de todo cidadão que almeja uma velhice mais segura. Essa ferramenta não pode antecipar prazos legais, mas poupa tempo de organização e traz mais segurança.

Comece a Planejar sua Aposentadoria

× Agendar uma Consulta